Comitiva de prefeitos mineiros visita experiência da caprinocultura em Cabaceiras

Do(a) por ASCOM Prefeitura Municipal de Cabaceiras em 01/11/2018 às 19:44

O prefeito Tiago Castro recebeu em Cabaceiras nessa quinta-feira, 01, uma comitiva de prefeitos de Minas Gerais conduzida pelo Sebrae MG e recebido pela agência paraibana da mesma instituição. Os participantes visitaram em dias anteriores as cidades de Bananeiras e Areia, seguindo para nosso município para conhecer a experiência da caprinocultura local. Esse tipo de visita acontece pelo segundo ano consecutivo aqui e dessa vez eles tiveram a oportunidade também de se hospedar e conhecer o Lajedo de Pai Mateus, destaque no turismo estadual.

Em recepção aos prefeitos mineiros, Tiago os aguardou no Distrito de Ribeira e os apresentou o curtume Miguel de Sousa Meira, onde acontece o processo de beneficiamento do couro caprino e que é um anexo da Cooperativa de Curtumeiros e Artesãos, ARTEZA. Vivida a experiência, seguiram para uma oficina de artesanato, onde o couro tratado anteriormente se transforma em produto. Para fechar a visita no Distrito, visitaram a sede da Cooperativa Arteza, conhecendo de perto a variedade de artesanato produzido na comunidade, regado a um café tradicionalmente nordestino e um bom forró pé-de-serra.

Seguindo para a sede do município, pudemos mostrar também a Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra, que trabalha com mais de 400 agricultores e cresce em qualidade em seus derivados, mostrando aos presentes toda a caminhada até aqui. Para Tiago, receber visitas como essa instiga o trabalho e o amor por Cabaceiras: “Ao receber visitas técnicas aqui, temos a certeza de que estamos no caminho certo e trabalhando para um desenvolvimento geral e não apenas em parte”.

João Roberto, Gerente Regional do Sebrae de Minas Gerais,  destacou em sua visita a importância de trazer prefeitos à Cabaceiras para que eles enxerguem em suas vivências formas de saírem da zona de conforto: “Essas visitas são importantes porque dão uma visão aos prefeitos das dificuldades que a região tem e como foram superadas diante das dificuldades. Essa experiência é uma maneira da gente repensar como atua com os produtores, usando essa criatividade daqui para melhorar esse atendimento. Cabaceiras é uma cidade surpreendente por vários aspectos, criativa e rica culturalmente, e isso se transforma em inteligência de atuação”, disse.

“Temos, por muitas vezes, uma mídia errada sobre o Nordeste e vemos aqui que precisamos aprender muito com essa região, como Cabaceiras, por exemplo, com sua união, trabalho em conjunto e boas gestões, coisas que mostram que há meios de desenvolvimento, sim, em meio às dificuldades”, disse Alex Anzolin, prefeito do município de Argirita. Após saída da Usina, a comitiva seguiu para a Casa do Empreendedor, onde conheceram a estrutura e sua gestão e logo seguiram para o almoço na Pousada Vale Verde, de lá seguindo para cumprirem a agenda do dia nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

Variação de nebulosidade